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Os habitantes do Oeste da ilha

Velhos vestimenta tradicionais da Madeira

Versão francesa : version en français

Casal de habitantes da Ilha da Madeira por volta de 1820 - gravura reproduzida e restaurada por © Norbert Pousseur
Madeira ~1820 - Casal de ilhéus do Oeste

Para comparação, casal de habitantes da Ilha da Madeira por volta de 1820 - gravura reproduzida e restaurada por © Norbert Pousseur
Outro casal de habitantes da Madeira por volta de 1820 - gravura reproduzida e restaurada por © Norbert Pousseur
Comparação de vestuário entre um casal que caminha no lado oeste da ilha e um outro

 

Gravação e texto extraído de
História da Madeira - 1821 (em inglês - da minha biblioteca)
A Madeira estava então sob domínio britânico.
Tradução da tradução automática, retrabalhada,
O parágrafo sobre os trajes é do autor do site


Aspecto especial dos habitantes
da parte ocidental da ilha

Existe uma diferença óbvia entre os nativos do sul e oeste da Ilha da Madeira. Não é necessário tentar uma investigação filosófica sobre as causas desta variedade. Basta que estas páginas simplesmente indiquem a sua existência.

Os da parte ocidental reivindicam, como de facto reivindicam, uma superioridade decisiva sobre os da parte sul da ilha.
Os seus modos e hábitos são mais simples e naturais; os seus rostos são de uma proporção mais regular, e a sua pele uma tez mais fina.
São também descritos como notáveis pelo brilho dos seus olhos, o crescimento dos seus cabelos e a beleza dos seus dentes.

Frequentemente andam descalços; mas quando os seus pés estão vestidos, usam botas de pele de cabra, que são leves e duráveis, e sendo brancas, têm uma aparência bonita. Toda a roupa de ambos os sexos tem um carácter pitoresco, tanto na forma como na variedade da cor.
Para os seus tecidos, os utilizadores estão unicamente endividados com o seu próprio fabrico doméstico, no qual as mãos femininas são mais particularmente empregadas.

A beleza é uma coisa que alguma vez se reclamará
Atenção ao seu próprio nome,
E, sob qualquer forma 'tis visto',
Será, como sempre foi,
Um encanto para os olhos admiradores
Em toda a sua vasta variedade.
Seja no seu estado selvagem, nativo,
Ou vivo ou inanimado ;
Se ela em flow'ry vale aparece,
Ou as rudes e rochosas costas de montanha;
Quer o rebordo de cristal deixe fluir,
Através de hidromel verdejante, ou a partir da sobrancelha
De algum alto clift, as torrentes vertem,
Em espuma afoito e rugido incessante :
Ou quando a arte justa exibe a sua ajuda,
E a mansão monumental levanta
T' enriquecer a paisagem toda serena,
E com novas formas adornam a cena.
Mas quão superior é o encanto
Isso é de natureza viva e quente,
E, nas suas várias escalas de sentido,
Feixes com a inteligência da mente,
Quer brilhe do olho,
Ou sorrisos 'duas filas de marfim ;
Ou quando as tranças nativas se partem
Em argolas fluidas pelo pescoço abaixo,
E agracie uma forma que ordene
Os desejos da mão do escultor.
Estas são as belezas que transmitem
Um impulso para o coração resplandecente,
Quer seja em conjunto de trajes corteses, 
Ou visto por baixo da sombra rural,
Em swain de pastor ou criada rústica.




Trajes : A comparação de vestuário entre estes dois casais camponeses não é grande, excepto, de facto, como diz o texto, em relação à riqueza do vestuário.
Os ocidentais usam ambos o tradicional tecido às riscas madeirense, e o homem tem um casaco extra, e não apenas uma camisa. A sua esposa, se também andar descalça, como a outra, segura os seus sapatos na mão direita.
Estas são as únicas diferenças notáveis, excepto que as do ocidente parecem criar gado (patos e cordeiros).


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Vignette : Madère, le port - Gravure  de 1820 reproduite puis restaurée par © Norbert Pousseur
Introdução do livro
Vignette : Travaux ruraux à Madère vers 1820  - gravure reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Obras rurais
Vignette : Paysans allant au marché à Madère vers 1820  - gravure reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Ao mercado
Vignette : Manière de ciltiver le sol à Madère vers 1820  - gravure reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Agricultores no trabalho
Vignette : Fermier et sa fille allant en ville à Madère vers 1820  - gravure reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Agricultores na estrada
Vignette : Activités rurales féminines à Madère vers 1820  - gravure reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Trabalho doméstico
Vignette : Couple de paysans avec guitare à Madère vers 1820  - gravure reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Casal jovem
  Vignette : A Madère, pêcheur à la ligne, et son compagnon  - gravure de 1821  reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Pescadores
Vignette : A Madère, musiciens itinérants  - gravure de 1821  reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Músicos itinerantes
Vignette : A Madère, transport du vin clair en ville - gravure de 1821  reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Vinho claret
Vignette : A Madère, transport du vin avec un attelage de bœufs  - gravure de 1821  reproduite et restaurée par © Norbert Pousseur
Transporte de vinho

Vignette : A Madère, un outre de vin qui profite au transporteur  - gravure de 1821  reproduite et restaurée numériquement par © Norbert Pousseu
Vinho acidental
Vignette : A Madère, un gros franciscain et son frère lai  - gravure de 1821  reproduite et restaurée numériquement par © Norbert Pousseur
2 Franciscanos
Vignette : A Madère, un gros franciscain récoltant des dons, tendrementi  - gravure de 1821  reproduite et restaurée numériquement par © Norbert Pousseur
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Esta gravura de caracteres Madeira pode ser ampliada através de zoom,
o original medindo 17x22 cm

 

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