As personagens
da coleção
listadas por nome próprio
(progressivamente em linha)
Páginas em português em negrito
Al Achraf Tuman Bay
Antoine de Bourbon
Charles VIII
Charles IX
Charles Quint
Emmanuel Ier
de Portugal
Ferdinand Ier
François Ier
François II
Frédéric III
Henri II
Henrique I
de Portugal
João III
de Portugal
Louis XI
Louis XII
Louis XIII
Marie Tudor
Matthias I
Maximilien I
Philippe II
de España
Philippe III
de España
|
Em 2022, adquiri uma coleção de gravuras, sem título, com 88 gravuras, muitas delas assinadas por N. de Clerc e N. de Clerck.
Algumas não estão assinadas, embora tenham o mesmo acabamento que as outras. Por conseguinte, não há dúvida de que todas elas são da autoria de Nicolas de Clerck.
As primeiras 21 páginas da coleção são gravuras plastificadas de páginas recortadas, provavelmente da obra Historie de Neder-Land de Emmanuel van Meteren, publicada em 1636 (existe também uma tradução francesa: Histoire des Pays-Bas). As restantes 67 gravuras são impressas diretamente no papel original, com a ligeira indentação produzida pela prensa.
Esta obra histórica Historie de Neder-Land é ilustrada com 84 retratos, a maioria dos quais corresponde às gravuras da minha coleção, mas uma das particularidades é que os retratos, no interior da moldura oval, estão virados (?!!!).
Duas páginas lado a lado do primeiro folheto da Historie de Neder-Land
As mesmas gravuras da coleção que tenho em minha posse.
Não se trata de uma simples inversão da imagem,
os textos permanecem idênticos.
Apenas a parte do retrato foi invertida,
acima da barra da data de morte.
Note-se que, após testes, a moldura arredondada
é praticamente a mesma para todas as gravuras.
Pode ver-se também que as molduras rectangulares
estão igualmente invertidas.
Hoje em dia, para encurtar a história, basta virar a chapa fotográfica
antes da impressão,
para inverter uma ilustração.
Na altura (cerca de 1620), não havia nada disso: as chapas de impressão
(geralmente em madeira)
são, por conseguinte, específicas de cada uma destas gravuras.
Cada xilogravura foi utilizada para imprimir cerca de cinquenta provas.
Em papel livre, a nota datada de 1696
no interior desta coleção de gravuras de Nicolas de Clerck.
Diz o seguinte:
Recebi o património de ... .... ... 1696
E no verso, um texto igualmente ilegível, mas do qual emerge também a data de 1696 (... De 5 de novembro de 1696?).
Verso da nota sobre a coleção de gravuras de Nicolas de Clerck.
Esta coleção é, portanto, certamente constituída por gravuras impressas ao mesmo tempo que a Historie de Neder-Land (1636), provavelmente durante a vida de Nicolas de Clerck.
Atualmente, uma litografia impressa em cerca de cinquenta exemplares (mais ou menos o número que as xilogravuras permitiam na época) é vendida entre 30 e 100 euros (dependendo, evidentemente, da reputação do artista). Se assumirmos um preço médio de 50 euros, esta coleção, com as suas 67 gravuras originais, deve ter valido na época o equivalente a 3.000 euros.
Assim se explica que esta coleção de gravuras possa fazer parte de um espólio.
Há muito pouca informação disponível sobre Nicolas de Clerk. A maior parte dos sítios Web que vendem as suas gravuras afirmam que morreu em 1623, embora o sítio Web em inglês da National Portrait Gallery afirme que esteve ativo entre 1614 e 1625.
Um Nicolaus de Clerck também pode ser encontrado em geneanet.org
Nascido em Liedekerke/Pamel Vlaams-Brabant, België
Batizado talvez em 1595 - Liedekerke/Pamel Vlaams-Brabant, België
Morreu a 28 de setembro de 1658 - Denderhoutem, Oost-Vlaanderen, Bélgica, com 63 anos
Poderá ser ele, pois era certamente belga ou holandês, tendo ilustrado a obra de 1636 sobre a Holanda. No entanto, se for ele, teria, de acordo com informações anteriores, começado a ser acifista aos 20 anos... e a sua data de morte não corresponde à que é habitualmente indicada, cerca de 1623...
A qualidade das gravuras de Nicolas de Clerck
François II, por Nicolas de Clerrk
François II
porr Pierre Daret
A gravura de N de Clerk, virada para comparação.
Nicolas de Clerk (holandês) é do mesmo período que Pierre Daret, gravador parisiense, cujas mais de 200 gravuras estão reproduzidas neste sítio.
A semelhança entre estas duas gravuras é bastante notável.
Os dois retratos não são completamente idênticos (nomeadamente o vestuário), mas baseiam-se sem dúvida na mesma pintura oficial de Francisco II, rei de França (mesmo rosto, mas ligeiramente diferente, mesmo toucado).
Mas também é possível que cada uma destas gravuras tenha sido realizada a partir de duas pinturas fiéis ao modelo, e que não exista qualquer "invenção" no trabalho de cada um dos gravadores.
|
As personagens
da coleção
listadas por nome próprio
|